História.

Fundada em 1983, a ASABA, Associação de Santarenos e Amigos do Baixo Amazonas, veio com o objetivo de estreitar os laços de amizades entre seus sócios e amigos. Nesses quase 27 anos de existência, pela ASABA, já passaram pessoas que jamais serão esquecidas pelos amigos que nela ainda estão. Como por exemplo, nosso querido amigo Paulo, que veio a nos deixar.

domingo, 27 de março de 2011

Futebol do Interior

Times do interior chegam na final e nada


Na última quinta-feira, mais uma vez um time do interior (Cametá) padeceu para um grande da capital (Paysandu), em um jogo decisivo. Nos últimos anos, a escrita foi até quebrada algumas vezes, pois desde 2005 não acontece um Re-Pa na decisão do certame. Algumas equipes interioranas, como São Raimundo e Águia de Marabá, vem numa crescente muito boa nesse período, com direito a conquista de Campeonato Brasileiro (Série D) pelo Pantera santareno.
No âmbito regional, os times de fora de Belém até fazem boas campanhas, formam bons times, mas, na hora de enfrentarem Papão e Leão, nenhum tem “bala na agulha” suficiente para derrotarem os Titãs paraenses, de forma que apenas as equipes de Paysandu (44), Remo (42), Tuna Luso (10) a extinta União Sportiva (2), foram campeãs, sendo todas oriundas da capital.
Ou seja: nenhuma agremiação anterior faturou o caneco da competição. Muitos aspectos podem ser apontados para explicar esta disparidade entre os clubes: falta de estrutura, arbitragem tendenciosa, torcida contra... Além destes fatos, teria a “zica” dos interioranos a ver com uma espécie de “maldição”? Mãe Dete, especialista no assunto – não do futebol, do outro...-, acredita que a hipótese não deve ser descartada.
“Isso (interior não vencer) poderia ser uma maldição mesmo. No interior tem muito disso (macumba) e, de repente, alguém pode ter feito uma macumba braba para eles (times)”. Previsões de mãe de santo à parte, o Bola foi atrás de alguns personagens desta história para saber um pouco mais sobre o assunto. Afinal, porque os times do interior ainda não venceram um campeonato paraense?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas.

Contador de VISITAS