História.

Fundada em 1983, a ASABA, Associação de Santarenos e Amigos do Baixo Amazonas, veio com o objetivo de estreitar os laços de amizades entre seus sócios e amigos. Nesses quase 27 anos de existência, pela ASABA, já passaram pessoas que jamais serão esquecidas pelos amigos que nela ainda estão. Como por exemplo, nosso querido amigo Paulo, que veio a nos deixar.

domingo, 7 de novembro de 2010

Mariomar


Reportagem mostra a paixão pelo futebol

Já pensou viajar mais de 3.500 km de Ananindeua, no Pará, ao Rio de Janeiro para assistir somente a uma partida de futebol?

Pois este é o tema da reportagem exibida no programa Globo Esporte, no dia 12 de março, e que tenta definir o que é a paixão de um torcedor pelo clube do coração.

Claro, cada um de nós tem uma história semelhante a de seu Mariomar, torcedor do São Raimundo, e que fez a viagem para acompanhar a partida contra o Botafogo pela Copa do Brasil. Muita gente economizou até onde não podia para acompanhar em algum momento o seu time em jogos decisivos e importantes. Conheço gente que se desfez de bens imóveis para viajar para o outro lado do planeta na busca de um título histórico. Mas por que isso acontece?

Simples: além da necessidade de acompanhar in loco a partida, acima de tudo é uma maneira de demonstrar a paixão pelo clube do coração.

A razão passa longe nessa hora e mais vale a emoção de estar junto do time e ter uma história para contar aos netos. No consumo nosso de cada dia, muitas das nossas compras são totalmente emotivas e explicam aquela barra de chocolate que não estava na lista do supermercado, uma roupa comprada graças aos elogios de um vendedor ou até mesmo algo que em uma celebridade fica perfeito, mas nem sempre o mesmo acontece conosco. Os publicitários e profissionais de marketing sabem disso e são várias as estratégias de marketing criadas para motivar novas vendas baseadas na emoção. A razão prevalece naquelas aquisições com alto envolvimento e estão relacionadas, por exemplo, à compra de um imóvel. No geral, somos bem mais emotivos.

E se isso funciona em produtos e serviços ditos “normais”, o que dirá naqueles que levam as marcas dos clubes? É a hora de aproveitar ao máximo essa paixão dos torcedores.Dá uma conferida na matéria e deixa nos comentários alguma situação (ou loucura) muito parecida com a história do seu Mariomar.

Mas cuidado: do ponto de vista acadêmico não existe uma definição para paixão. Na realidade, nesta hora estamos falando de emoção, pois a palavra Paixão se restringe mais ao futebol, já Emoção abrange todos os esportes, incluindo o próprio futebol. Isso significa que, particulamente, não concordo com a adoção de um tal quinto P de paixão como componente do famoso Mix de Marketing ou Composto de Marketing ou Composto Mercadológico ou os famosos 4 P´s (Produto, Praça, Promoção e Distribuição – de place, em inglês). Na prática, as estratégias de marketing esportivo utiliizam a emoção como diferencial e tentam obter o máximo de retorno em função disso, mas dizer que tudo se resume em paixão? Eu prefiro emoção.

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